Como foi visto em eventos globais de Estocolmo e Milão a Xangai, as cores em tons metálicos vêm tendo um papel cada vez mais importante no design contemporâneo.

Fonte: Blog Coral

tendencia_cores_2015_07

Substituindo os tons frios azuis e verdes dos últimos anos, uma gama mais quente de rosas, vermelhos e laranjas vem surgindo, refletindo uma visão mais positiva em todo o mundo. Traduzindo essa tendência em termos de cor para tintas, nossa equipe de pesquisa aponta para um matiz laranja-acobreado.

Esplêndido por si só, ele combina perfeitamente com rosas, neutros, brancos e demais tonalidades de laranja, além de tons metálicos, como o dourado, e ainda cores amadeiradas.

Esta cor reflete e complementa todas as tendências mais importantes que identificamos para 2015: calorosa enquanto atitude, ela representa uma ênfase renovada no ato de compartilhar. Ela representa ainda a paleta natural da terra, desde tons de barro até matizes brilhantes de amarelo; tonalidades de pele que ecoam a interatividade entre os seres humanos e também as nuances de sépia que lembram o passado.

É uma cor profunda e atual que combina maravilhosamente com o dia-a-dia.

tendencia_cores_2015_01

Envolvidos no mundo moderno que muitas vezes é rígido e repressor, desejamos viver de modo mais simples, natural, livre e – essencialmente – desconectado. A natureza representa tudo que é imprevisível e indomável; ela pode ser doce e calma ou brava e selvagem.

A paleta de cores para esta tendência captura a sensação ensolarada do deserto do Arizona, vasto e amedrontador, mas ainda assim incrivelmente belo. Os ricos tons terrosos de sépia, ocre, terracota e argila criam uma paleta que é natural e forte – assim como a atmosfera que a inspirou.

tendencia_cores_2015_02

Também é aconselhado que se faça a lavagem na sombra para evitar que os produtos sejam evaporados em contato com o sol e por assim deixando manchas na camada superficial da pintura.

É recomendado também que após a lavagem seja aplicada uma cera cristalizadora uma vez por mês para manter a proteção e o brilho.

Por fim evite estacionar o carro em lugares descoberto. A exposição constante ao sol, sereno e novamente o sol acabam por criar manchas na pintura onde o acumulo de água ocorre antes da sua total evaporação.

tendencia_cores_2015_03

Camadas

Nossas vidas são cada vez mais multidimensionais e sua profundidade em vários níveis se revela na medida em que olhamos e exploramos a nós mesmos e nosso meio ambiente. A paisagem digital adiciona ainda mais camadas ao mundo ao nosso redor, não apenas em termos de espaço, mas também de tempo. O projeto de Shawn Clover, Time Melts, é um exemplo da tendência crescente de criar imagens compostas que combinam o passado com o presente, juntando cenas da vida numa rua de São Francisco nos dias de hoje com imagens de um terremoto ocorrido em 1906.

No mundo do design de produto, vimos o icônico estúdio Droog Design, da Holanda, explorar o conceito de produção de cadeiras artesanais em múltiplas camadas de tecido, enquanto o designer dinamarquês Pernille Snedker Hansen em seu trabalho intitulado Marbellous Wood – Refraction utiliza a técnica de marmorização e luz refletida a fim de adicionar uma nova camada e profundidade a pisos de madeira.

Esta tendência é traduzida pela utilização sutil de agrupamentos de cores, ao invés de uma única cor sozinha. A combinação de várias cores é essencial aqui, em nuances predominantemente suaves e tons pastéis (todas reforçadas pela cor do ano), enquanto o uso de materiais desgastados, sobrepostos e opacos dá maior sensação de profundidade.

tendencia_cores_2015_04

A nova economia social – Intercâmbio entre amigos.

Uma das mais significativas tendências sociais dos últimos anos tem sido repensar e redefinir o conceito de propriedade. Inspirada pela influência cada vez maior que o mundo digital tem em nossas vidas e a revolução gerada pelas mídias sociais, acabou se estabelecendo uma economia colaborativa e amiga baseada na troca.

Sites como Peerby, Airbnb, Car2go e TaskRabbit estenderam a ideia de conectividade ao mundo do comércio. Evitando as grandes marcas, consumidores agora procuram produtos e serviços a partir de um modelo colaborativo baseado na ideia de compartilhar e emprestar através de uma comunidade de indivíduos que pensam de modo similar.

tendencia_cores_2015_05

É um sistema construído quase que totalmente com base na confiança e no entendimento de que podemos ajudar os outros enquanto ajudamos a nós mesmos. É uma melhoria realizada pelo uso simples e econômico das redes sociais de cada um, com novas e surpreendentes combinações auxiliando o intercâmbio de oferta e demanda. A mentalidade grosseira do consumismo que defende que “ganância é justificável” está sendo substituída por um sentido coletivo de utilização inteligente de recursos.

Este mesmo conceito de novas combinações e enfoque eclético na resolução de problemas está refletido na família de paletas de cores quentes para 2015, que muitas vezes são usadas de maneiras imprevisíveis. Por exemplo, tons rosados e avermelhados de frutas adicionam suavidade quando usados em conjunto com verde limão e laranja, mas podem também acrescentar exuberância aos tons de ocre, marrons fortes e cinzas quentes.

tendencia_cores_2015_06

Tanto para exteriores, como para interiores, amplos blocos de cores em harmonia podem ser utilizados para efeitos surpreendentes: usando combinações de cores sólidas ao invés de estampas para dar mais força à decoração como um todo.