A Casa Diamante Tintas desta vez vai dar as dicas para se trabalhar com acabamento em madeira.
É sabido que o verniz é o mais comum acabamento, proporcionando um acabamento liso,  fino e bonito, além de garantir a proteção necessária.

Nos passos a seguir iremos ver os passos necessários para a execução de sua aplicação.

verniz_madeira01

1º – Lixe a superfície da madeira no sentido dos seus veios utilizando uma lixa 150 para madeira. O lixamento serve para deixar a superfície lisa e sem farpas, assegurando uma qualidade superior de acabamento após a aplicação do verniz.

verniz_madeira02

2º – Limpar a madeira do pó e demais detritos após o lixamento. Isso deve ser feito com um pincel seco. Em caso de oleosidade utilize um pano embebido em aguarrás. Evite estopa pois ela costuma soltar muitos fiapos e pode comprometer o acabamento.

verniz_madeira03

3º – A preparação do verniz deve ser feita conforme indica o fabricante, ou melhor dizendo; devemos ler com atenção a recomendação contidas na embalagem, pois alguns tipos de verniz já vem prontos para uso e outros não.

Vernizes prontos para uso normalmente é necessário apenas agitar e fazer a aplicação. Para os que precisam de diluição, siga à risca a graduação indicada pelo fabricante para não comprometer o resultado. Normalmente os fabricantes indicam uma mistura entre 10% e 20% de solvente.

Para uso em pistolas de pintura a quantidade sobe para 30%, mas é prudente seguir a recomendação na embalagem.

verniz_madeira04

4º – Aplique a primeira demão de verniz na madeira com rolo, pincel ou pistola e deixe secar totalmente.

verniz_madeira05

5º – NÃO APLIQUE A SEGUNDA MÃO DIRETAMENTE – IMPORTANTE!

Somente após o verniz estar totalmente seco é que se deve lixar novamente a madeira, remover o pó e passar a segunda demão de verniz.

6º – O último passo consiste em repetir o passo 5, aplicando a terceira mão de verniz para conferir a peça uma camada ideal de proteção e acabamento.